Os meses de junho e julho sempre foram sinônimos de festas em todo o Brasil. E, em 2022, as celebrações serão especiais, pois as quermesses voltam, depois dos dois anos da pandemia.
Tanto em casa como nas ruas, escolas, igrejas, clubes, sítios, etc., além de planejar os pratos típicos e a decoração que farão parte da quermesse, é essencial verificar as condições da rede elétrica, para deixar tudo funcionando conforme às necessidades e de forma segura para os participantes.
+ São João simples: como fazer decoração de festa junina em casa
+ Carnaval em casa: dicas de expert para uma decoração colorida e fácil
+ Melhores ideias de decoração de Halloween para sua casa
Primeiramente, as instalações elétricas para ligar eletrodomésticos, lâmpadas e equipamentos de som precisam ser bem dimensionadas, antes da realização das festas juninas, para evitar sobrecargas.
Recomendamos consultar um eletricista ou especialista da área de eletricidade, para definir o dimensionamento correto da instalação, conforme a norma técnica ABNT 5410. O profissional indicará quais materiais elétricos serão necessários, de acordo com os equipamentos do evento, garantindo mais segurança a todos, orienta André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.
O que é preciso na parte elétrica da quermesse
Para isso, um dos produtos que favorecem a segurança e a proteção das instalações elétricas é o disjuntor: em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Então, ele desarma a rede elétrica de determinado circuito, evitando possíveis acidentes e danos aos equipamentos e à instalação.
Logo, como a maioria das festas juninas ocorre em ambientes abertos, é obrigatório o uso do DR (Dispositivo Residual). “Esse equipamento serve para desligar automaticamente o circuito elétrico ao detectar fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais contra choques elétricos, e também as edificações e seus equipamentos de avarias e até incêndios”, explica o especialista.
Fique atento!
Os condutores elétricos não podem estar com improvisos e gambiarras. Ou seja, além de estarem em bom estado de conservação, eles precisam ser conectados corretamente nos pontos de conexão.
Por fim, entre os produtos indicados para contribuir com a boa proteção elétrica estão: canaletas, eletrodutos, conduletes, caixas, junções, luvas de emenda, abraçadeiras, conjuntos montados para interruptores e tomadas, fitas isolantes, etc.
Confira, a seguir, outras dicas essenciais que podem evitar danos e riscos de choques elétricos e curtos-circuitos durante as festas juninas:
1. Todos os equipamentos elétricos devem ficar em locais secos e abrigados de água e da chuva;
2. Não instale enfeites, como bandeirolas, faixas e outros adereços, próximos da fiação da rede elétrica ou de fogueiras – priorize itens feitos com materiais isolantes e biodegradáveis;
3. Mantenha as extensões e fiações longe do alcance de crianças e animais;
4. Não permita que adultos ou crianças subam em postes de luz ou caixas de som empilhadas para dançar e brincar. Além de uma possível queda, há o risco de tocar em partes energizadas e sofrer um choque;
5. Atenção ao instalar hastes, bandeiras, palcos e estruturas metálicas: por serem mais altos, eles podem encostar na fiação elétrica, causando acidentes.
Quer saber mais sobre comemorações? Confira em nossas matérias:
Como montar uma cesta de café da manhã para o Dia dos Pais
Faça você mesmo: 7 ideias de customização de objetos em casa
Como pendurar um varal de luzes ao ar livre para um ambiente acolhedor e relaxante
Alemanha: Oktoberfest está de volta em 2022. Saiba detalhes!